Todo mundo sabe que se alimentar bem é algo que pode (e deve!) ser praticado desde a infância. Uma criança bem alimentada e que tenha sido exposta aos mais diversos tipos de alimentos diferentes possui muito mais chances de ser um adulto que se alimenta corretamente, sem “preguiça” ou medo de experimentar alimentos novos e que costuma consumir qualquer tipo de alimento bom e saudável de verdade.

Isso acontece porque, assim como em outros campos de nossa vida, temos a tendência de “trazer conosco” hábitos adquiridos na infância. Isso, infelizmente, serve para as partes ruins também.

Lanche saudável

Então, além de incentivar a boa alimentação em casa, é importante que a criança também tenha um bom lanche escolar, que seja saudável de verdade.

Mas como o lanchinho é algo “rápido” e que precisa ser prático, para serem consumidos durante o intervalo das aulas, muita gente acaba achando que a saída mais rápida é que a criança consuma coisas como frituras, salgadinhos, biscoitos recheados, sucos prontos (de caixinha) e mesmo chocolate industrializado.

Esses tipos de produtos contém altos níveis de gorduras e açúcares, que são ruins para a saúde dos pequenos; além de não colaborar em nada na diversificação do paladar.

Aqui em casa, utilizo muito o site do Tudo Gostoso para fazer a maioria das receitas ditas “complicadas”, e nunca deu errado! Vou compartilhar algumas delas com você neste post.

Se queres mesmo incluir alimentos saudáveis de verdade na lancheira do seu filho, confira essas dicas:

Combinação 1

  • Suco natural de laranja

O clássico dos sucos naturais tem ótima durabilidade e está repleto de ferro e vitamina C. Você pode adoçar, de acordo com o gosto da criança, mas nada de exageros. Se a fruta estiver bem docinha, evite água ou açúcar e deixe ao natural. Coloque em uma garrafinha bem vedada.

  • 1 banana ou maçã

São frutas de fácil conservação e práticas para mandar no lanche. A maçã é ideal para crianças grandinhas que já lidam bem com a casca. Se na escola há o hábito de descascar e cortar para as crianças, melhor ainda.

  • Bolo caseiro (maçã com farinha integral)

O ideal é sem cobertura de chocolate, mas vez ou outra você pode até permitir. O bolo pode ser enviado em pedaços num potinho bem tampado. Esta receita do site Tudo Gostoso já foi realizada aqui em casa, e aprovada pelo Bruno! Depois, só cortar em pedacinhos e colocar na lancheira!

♦ INGREDIENTES                              

  • 2 maçãs inteiras e com casca
  • 1 bananas
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de açucar mascavo
  • 1 xícara de oleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • Açúcar demerara e canela para polvilhar

    ♦ MODO DE PREPARO
    1. No liquidificador bater os ovos, o açúcar mascavo, o óleo, as cascas das maçãs e a banana.
    2. Numa tigela, misture a farinha integral com a aveia, o fermento e a mistura do liquidificador.
    3. Junte à mistura, as maçãs picadas e a canela.
    4. Em uma assadeira com furo no meio ou retangular, untada com óleo e farinha integral, coloque a mistura do bolo.
    5. Por cima salpique a mistura de açúcar demerara com canela.
    6. Asse em forno pré-aquecido (15 min) e em 180ºC, por 20 min.

     

    Como este post ficou extenso de mais, resolvi dividi-lo em três partes, assim durante a semana vocês terão acesso às próximas dicas.

    Aguardem! Pois vale a pena conferir! ♥♥♥

Você tem mais dicas de lanches para seu filho levar para a escola? Conta pra gente nos comentários! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here