7 Dicas de Brincadeiras em Dias de Chuva

 

S abe aquele dia cinza, chuvoso e que simplesmente deixa todo mundo de molho em casa? Embora você possa pensar que um dia assim possa ser uma ótima desculpa para se sentar no sofá  com um cobertor quentinho e assistir sua série favorita, é bem provável que seus filhos discordem!

Criança em casa fica entediada rapidinho! Isso acontece porque elas tem energia de sobra e estão sempre querendo brincar. E em casa, em um dia com trovões lá fora, fica bem complicado, não é mesmo? 

Para não cair na armadilha dos jogos eletrônicos e deixar seu pequeno jogar videogame o dia inteiro, ou ficar no tablet ou celular, que tal tentar algumas atividades simples e divertidas, com materiais que você vai ter em casa, e que eles vão amar?

7 dicas de brincadeiras em dias chuvosos

1. “Raio Laser”

Sabe aquele filme de ação em que o mocinho precisa desviar de milhões de raios lasers por toda parte? Utilize seu corredor para fazer a brincadeira. Com pedaços de barbante, faça vários obstáculos colando as tiras na parede com fita adesiva. As crianças tem de passar por cima, por baixo, e até mesmo de costas para não encostar no “raio laser”. Você pode dificultar o percurso dando a eles uma bexiga para ser levada durante a travessia. Quanto maior o corredor e a quantidade de barbantes, mais divertido fica!

2. Golfe

Com uma caixa de papelão você pode criar uma ótima brincadeira competitiva em casa. Faça pequenas casinhas que caibam a passagem de uma bola de golf (ou mesmo um outro tipo de bolinha, que não seja muito pequena). Em cada casinha, na borda da caixa, escreva a pontuação correspondente. Depois disso, é só posicionar a caixa de cabeça pra baixo no fim de um corredor ou mesmo no tapete da sala. As crianças vão somando seus pontos a cada tacada (com espadas de plástico, cabo de vassoura ou qualquer outro item que sirva como taco).

3. Vôlei com bexiga

Amarre um barbante entre duas cadeiras para formar a “rede”. Peça para as crianças ficarem uma de cada lado e rebatam a bexiga até que ela caia no campo do adversário. Quem tem filho único, tem que entrar na brincadeira! E como a bexiga é levinha, a certeza é de muitas risadas até que alguém consiga fazer um ponto!

4. Dia de pintura e colagem

Seu filho mostra empolgação por pintura ou colagem em geral? Que tal fazer de uma tarde chuvosa um dia de criação? Separem um cômodo da casa ou mesmo a mesa da cozinha para lidar com tinta, recorte e colagem em geral. Vocês podem criar em tecido ou em papel, o que a criança tiver mais facilidade e aptidão. Criem quadros, ilustrações e estampas divertidas. Além de incentivar um dom natural que seu filho já apresenta, vocês provavelmente passarão muitas horas conversando – o que é ótimo.


5. Dia de culinária

Que tal trazer a criança para produzir uma receita fácil ao seu lado?

 Pode ser uma receitinha simples de biscoito amanteigado ou mesmo um bolo. O que vale é que ele participe de verdade, ajudando a produzir o máximo possível. Tudo sob sua supervisão, claro.

Vocês podem buscar juntos a receita na internet, copiar um vídeo tutorial do YouTube ou, se você tiver aptidão, criar algo novo e delicioso para experimentarem juntos depois, enquanto assistem TV ou jogam uma partida de jogos de tabuleiro.

6. Massinha de modelar

A massinha de modelar é um clássico nas atividades infantis… e como ela faz sucesso até hoje! Mas seus filhos vão amar fazer a própria massinha com ingredientes fáceis de se encontrar em casa mesmo:

  • 1 xícara de sal.
  • 4 xícaras de farinha de trigo.
  • 1 xícara e meia de água.
  • 3 colheres de sopa de óleo.
  • Corante (na cor que vocês desejarem).

Misture numa vasilha a farinha e o sal, depois a água e o óleo. Amasse para que o conteúdo fique homogênio e só então coloque o corante. Se quiser deixar branquinho não precisa colocar nada. Vale colorau ou mesmo suco em pó, como uva ou laranja. Se a massinha ficar muito mole, coloque um pouco mais de farinha. Se sentir que ela está ressecada, um pouquinho mais de água resolve. As crianças podem brincar bastante e depois é só guardar na geladeira num potinho.

Mas claro, se você tem a famosa Play-Doh, use e abuse da sua imaginação! Eles adoram! Com a participação dos pais a brincadeira sempre fica mais divertida!

7. Vamos fazer um filme?

Com um pouco de criatividade vocês podem criar um mini roteiro, contando uma historinha que possa ser encenada em casa. Pode até ser um monólogo, ou mesmo um filme mudo. A ideia é que vocês criem um projeto em casa mesmo, usando objetos, roupas e brinquedos como cenários. Você pode filmar com o celular mesmo e editar depois, no computador. Além de manter vocês ocupados num dia chuvoso, a lembrança divertida ficará salva para sempre.

E você? O que curte fazer em dias de chuva em casa com a criançada? Conta pra gente nos comentários!

 

Receba no seu email

um eBook GRÁTIS em PDF com as

7 Dicas para Brincadeiras em Dias de Chuva

 

ebook7dias-chuvosos-1.png

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here