Neste artigo vou dar dicas de games que ajudam muito nas principais dificuldades de uma criança com TDAH. Aquelas dificuldades que muitas vezes passam despercebidas, pois normalmente as dificuldade de aprendizagem e a sociabilidade gritam mais alto! rsrs.

Senta aí com seu pimpolho e veja que os games não são só socos, chutes e explosão! E além de nos divertir com nossas crianças vamos estimular a criatividade, o equilíbrio e vamos ajudá-los a desenvolver a noção de espaço!

Game 1: Minecraft (o queridinho)

Minecraft explodiu no mundo dos PC’s em 2009, e em 2010 foi lançado para videogames. É o queridinho entre jovens e adultos. Ele é ótimo, pois a criança tem que usar sua criatividade para construir mundos, minerar, comer e fazer trocas com Aldeões.

Além disso, o jogador deverá criar fortalezas para se proteger das aranhas gigantes, zumbis, Creepers que explodem quando se aproximam do jogador, Esqueletos que atiram flechas e de Endermans que roubam seus minérios! Ufaaaa… tudo isso em um jogo só!

Ele poderá jogar e interagir com outros jogadores, criando estratégias para criar vilas maiores, aumentar a produção de comida e explorar minerações em equipe! Vale a pena deixar seu baixinho ou baixinha soltando a imaginação e explorando este jogo!

Game 2: Kinect Adventures (Meu preferido)

Se você não quer ficar parado com seu filho, este é o game certo! Kinect Adventures vai desafiar seu pequeno nas questões de equilíbrio e noção de espaço, fora que ele vai suar muito! É ótimo pois os gráficos são bem desenvolvidos, ele é todo em português e também pode ser jogado em dupla!  

Game 3: Kinect Sports (1 e 2)

Mesma linha do Kinect Adventures, porém todo ele é baseado nos esportes! Nele você e seu filho poderão jogar: Futebol, Ping-Pong, Boliche, partidas de Boxe e também o atletismo!

Mesma coisa do Adventures, vai ajudar no estímulo a motricidade ampla, vai ajudar a desenvolver a noção de espaço e vai melhorar o equilíbrio!

Game 4: Rayman Legends

Eita game bom para desenvolver o raciocínio e de quebra trabalhar em equipe! Uma pequena histórinha: Meu filho não gostava deste tipo de jogo, até ir para a praia e passar as férias com seu primo. Lá prometi que iria comprar um jogo para cada um, e o primo escolheu Rayman Legends.

Quando começaram a jogar, meu filho não gostou muito… Daí eu resolvi entrar no jogo (sim, pode jogar com até 4 pessoas). Quando resolvi entrar no jogo, formamos uma equipe, e então ele se animou! Pois os bichinhos, para escalar por exemplo, precisam da ajuda uns dos outros! Ou quando caem e voltam a vida, sobem dentro de uma bolha, para sair dela, alguém precisa estourá-la! 

Isso fez ele se motivar e obrigá-lo a pedir ajuda! Coisa que ele não gosta muito! Fica a dica deste jogo, com gráficos super ‘maneiros’ e com muita cor para seus pequenos!

Trabalha a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e o pensamento rápido!

Game 5: Just Dance Kids 2

Just Dance Kids 2 é perfeito para aqueles baixinhos que gostam de uma música e que odeiam chegar perto de um controle. Este jogo é diferente do Just Dance para adultos, pois os passos foram desenvolvidos especialmente para os pequenos, o que facilita a vida deles, e os incentiva a não desistirem do jogo no meio da música… rsrs.

Motricidade, equilíbrio e desenvolvimento espacial são as características a serem trabalhadas com este game! Vale a pena o confere, os cenários são coloridos, chamativos e engraçados!

Game 6: Just Dance (Todas as versões)

Vai trabalhar Motricidade, equilíbrio e desenvolvimento espacial, porém este game é para os baixinhos que gostam de dançar mais ‘profissionalmente’ (rsrs), pois no Just Dance Kids, os passos são mais no próprio lugar, utilizando mais os braços, já neste a coisa complica, pois tem voltas, piruetas, agachamentos, pulos, gingados entre outros…

Os gráficos são BEM coloridos, e a vantagem (assim como no Just Dance Kids) é que você pode dançar com até 4 pessoas! Muitas risadas e suor virão! Pois os cenários são muito engraçados!

O Just Dance conta com um sistema de pontos, então vai ter uma competição para ver o melhor dançarinho, e se você quiser jogar com outras pessoas no mundo tem esta opção no XBOX 360 ou no XBOX One. 

Também aparece a letra para a galera cantar junto! E para não se perder nos passos, vai passando um mini manual na parte inferior da tela… 

Game 7: Harry Potter Kinect

Este é o preferido do meu filho! Ele é louco pelo bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter! A classificação do jogo é 12 anos, e também vai estimular a motricidade ampla, o equilíbrio, desenvolver o raciocínio lógico e desenvolver a noção de espaço!

Para quem é fã dos livros e filmes vai amar o jogo! Pois os gráficos seguem a linha do filme, e os desafios vão desde realizar poções, plantar Mandrágoras, nadar no fundo de um lago e lógico batalha de bruxos! Emoção total como eles gostam!

Ahh, ele tem a opção de colocar as histórias em Português! Isso também é um incentivo para os nossos pimpolhos praticar a leitura, pois para entender os desafios eles terão que ler o enunciado! Show mesmo!

E você? Tem mais dicas Games legais? Este post te ajudou? Tem alguma crítica ou sugestão? Conta pra gente nos comentários! 

2 COMENTÁRIOS

  1. Conforme é dito no artigo, alguns jogo e até os videogames estimulam a mente e a atividade cerebral. Muito interessante as informações disponibilizadas neste blog e neste artigo.

    • Que bom que você gostou do artigo Thiago Wendel!
      A estimulação é fundamental para a criança! Muitos pais acabam deixando de lado os games, e muitos ainda proíbem o uso! É apenas falta de conhecimento, pois se bem planejado o uso dos jogos, com o acompanhamento dos pais e estipulado um tempo, isso vai estimular e ajudar no aprendizado das crianças! Obrigada pelo comentário! Continue me acompanhando para mais informações! Um grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here