EXERCÍCIOS COM SEU FILHO – 7 RAZÕES

Que atividade física é uma ótima maneira de se manter em dia, todo mundo já sabe não é? Afinal, o exercício físico é responsável por manter tudo funcionando direitinho em nosso corpo: ajuda na perda e na manutenção do peso, é benéfico para a circulação sanguínea e para o sistema respiratório, ajuda a oxigenar melhor o cérebro e ainda combate doenças como a ansiedade generalizada e a depressão.

Atividade Física
O exercício físico é responsável por manter tudo funcionando em nosso corpo: combate doenças como a ansiedade generalizada e a depressão.

Isso apenas para citar alguns dos benefícios da atividade física.

Mas pouca gente se lembra de incluir os pequenos nessas atividades também. As crianças podem e devem se mexer desde pequenas. Assim como os outros hábitos – boa alimentação e boas maneiras, por exemplo – o exercício tem que fazer parte da rotina da criança desde sempre.

E a regra do “Siga o Mestre” sempre está valendo quando falamos de pais e filhos. O que a criança vê os pais fazendo em sua rotina, ela vai aprender e adquirir como parte da vida. A seguir mais razões para começar a se exercitar ao lado do seu pequeno ou pequena com mais frequência:

Benefício da Atividade Física:
1. Disciplina

Exercitar-se faz com que a criança aprenda algumas noções de disciplina. Ao imitar seus gestos, posturas e atividades, ela vai saber que naquele momento é o que deve fazer. E só vai “dispersar” quando a atividade acabar.

Se você criar uma rotina, e seguir ela fielmente durante toda a semana, com sequências de circuitos diferentes, como pular, fazer 10 polichinelos, passar no meio de garrafas pets, pular em círculos desenhados no chão, jogar uma bola para cima, entre outros, seu pequeno vai criar a disciplina, e vai ver que você também está interessado e está no ‘jogo’ com ele, desse modo ele não vai perder o interesse e vai esperar pelo próximo circuito!

 

Benefício da Atividade Física:
2. Interação Social

Atividade Física
Acampamentos e esportes coletivos são bem vindos!

Exercitar-se é uma boa maneira de fazer seu filho se inteirar socialmente com outros amiguinhos ou familiares. Jogos e atividades ao ar livre são uma ótima maneira de interagir, se exercitar e se divertir bastante.
Para o filhote mais acanhado e envergonhado os acampamentos e esportes como futebol e o Taekwondo, são ótimas pedidas para trabalhar a interação social e perder o medo de falar em público. 

 

 

Atividade Física
Já pensou em praticar Yoga?

Benefício da Atividade Física:
3. Fortalecimento dos Ossos

Evite, a todo custo, que seu filho passe muito tempo diante da TV ou do celular. Jogos eletrônicos e aplicativos são legais e podem ajudar no desenvolvimento e raciocínio mas nunca devem ser a única fonte de lazer e exercícios das crianças.

Atividades ao ar livre como ioga, bicicleta e jogos com bola, são essenciais para fortalecer os ossos da criança e ajudar a criança a se desenvolver, além da interação que o pequeno vai ter entre pai e filho, isso é inesquecível!

 

Benefício da Atividade Física:
4. Aprendizagem

Atividade Física
Incentive o contato com a natureza!

Aprender novas habilidades, além de desenvolver a coordenação motora da criança, aprimora seu raciocínio lógico, e também aperfeiçoa a motricidade ampla, que ajuda muito no equilíbrio e noção de espaço.

A criança apresenta melhora na concentração e consequentemente, presta mais atenção nas aulas e consegue aprender mais e melhor.

Além do mais, qual a criança que não é curiosa não é mesmo? Qual criança não quer conhecer novas aventuras e fazer coisas desconhecidas?

 

 

Benefício da Atividade Física:
5. Faixa de Peso Saudável

Atividade Física
Muita atividade para manter o corpo saudável!

Como sabemos, fazer exercícios é uma excelente maneira de manter o peso em sua faixa ideal. Se seu filho possui predisposição para o ganho de peso ou mesmo obesidade infantil, a melhor e mais indicada atividade é fazer exercício com ele.

Além de motivá-lo, vocês vão perceber juntos que fica muito mais fácil controlar o peso se a atividade for prazerosa e ao lado do pais. Não podemos esquecer que caso a criança esteja acima do peso, ela deve procurar um nutricionista e junto com a ‘família’ procurar adequar a alimentação, pois a criança aprende com o exemplo.

Clique AQUI e veja 3 Dicas de Lanche Saudável para seu filho levar para a escola!

Benefícios da Atividade Física:
6. Faz bem ao coração

Quer vantagem melhor do que proteger e encher de saúde o coração do seu filho? Pois é. Os exercícios físicos ajudam nisso também.

Mas vale lembrar que antes de qualquer atividade é preciso consultar o pediatra da criança e ter certeza de que tudo está ok, certo?

Benefícios da Atividade Física:

Atividade Física
Brincar em família é muito divertido!

7. União

Além dos benefícios físicos, quando fazemos atividades ao lado das crianças nós estamos estreitando nossos laços com elas. Significa que estamos dispondo de nosso tempo para ficarmos com elas e que gostamos disso.

Atividades feitas entre pais e filhos são uma das melhores maneiras de manter a família unida e feliz. Mesmo que sejam poucos minutos por dia ou apenas algumas vezes na semana, os exercícios farão com que vocês fiquem conectados durante aquele tempo. E isso é SEMPRE benéfico.

 Dicas de atividades para fazer juntos:

Entre as principais atividades físicas

  • Andar de bicicleta
  • Patinar, andar de skate ou patinete
  • Ir nadar juntos
  • Jogar um jogo de futebol ou vôlei em família
  • Ir a um parquinho ou praça de areia
  • Brincar de pega-pega ao ar livre
  • Pular em cama elástica

    E você? Gostou das dicas? Este post te ajudou? Conhece outros exercícios para fazer com seus filhos? Tem alguma crítica ou sugestão? Conta pra gente nos comentários!  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here