Brincadeiras ao ar livre – Não importa se vocês moram em casa, chácara ou apartamento. É importante que você encontre disponibilidade para brincar com seus filhos ao ar livre. Por mais que as pessoas que moram em propriedades maiores e com quintal tenham mais espaço, é o tempo que você passa com eles em atividades divertidas que conta – e conta muito.

Sozinhas as crianças se divertem sim. Mas com atividades guiadas ao lado dos pais, elas se Brincadeiras ao ar livresentem muito especiais, se sentem “importantes” e únicas, donas de toda a atenção. Afinal, o adulto está ali com ela, se divertindo, e dando às suas atividades muita importância.

Pensando nisso, você confere a seguir sete dicas de brincadeiras para fazer com a criançada ao ar livre, aproveitando a natureza e o sol.


Brincadeiras ao ar livre:
1. Pintando com Papelão (Cardboard Painting)

Num jardim, quintal ou parque – desde que seja autorizado – leve grandes folhas de papelão (uma caixa desmontada, por exemplo) para brincar com seu bebê. A brincadeira pode ser feita com os grandinhos também. Coloque tinta guache (tempera) em pratinhos descartáveis e diga a criança que ela vai pintar o papelão usando os pés e/ou as mãos. Nessa etapa seu baixinho estará ‘sentindo’ a tinta pura em seus dedinhos, isso trabalhará a parte sensorial e a motricidade da criança, um modo bem bacana de inovar e sair das massinhas de modelar rsrs. Estando ao ar livre e se colorindo! Imagina as fotos desse momento hein! Brincadeiras ao ar livre

2. Um pouquinho de Yoga (ou movimentação com os pequenos)

Brincadeiras ao ar livre

Convide seu filho para se exercitar com você. A dica vem da top Gisele Bündchen que está sempre publicando fotos ao lado dos filhos e da natureza. Em muitos cliques Gisele aparece com os filhos se alongando, por exemplo. Na internet você encontra inúmeras posições para crianças praticarem exercícios simples e que não causam dores. Além de se divertir com seus pequenos, brincadeiras aé uma ótima motivação para você também começar a se mexer, não é mesmo?

 

3. A famosa bolha de sabão

Fazer bolhinhas de sabão é um clássico da infância e você vai querer que seus filhos Brincadeiras ao ar livre Bolha de sabãopassem por isso. A atividade é simples e super fácil de se fazer, mas ao mesmo tempo consegue garantir longos períodos de distração, assim como momentos de muita alegria em família.

Quer uma dica legal? Leve um garrafão ou recipiente com bastante água e sabão para servir de refil (pode ser aqueles com pequenas torneirinhas) e recipientes pequenos para as crianças. Quando acabar no potinho, é só repor e continuar a brincadeira!

Quer aprender a fazer bolhas de sabão gigantes? O canal do Manual do Mundo te ensina ‘passito a passito’ como fazer! Clique neste link e mãos a obra!

4. Guerra com bexigas de água
Essa brincadeira é a clássica “Guerra de Bexigas”. Você pode fazer esta atividade com esponjinhas (essas que compramos para tomar banho) a diferença é que ela é ecologicamente mais amigável. Compre esponjas coloridas (de banho) e corte em tirinhas. Depois una as tirinhas pelo meio e amarre. Faça de cores diferentes. Utilize baldes  com água para encharcar as esponjinhas que serão ‘bombas’. Aí é só começar a diversão. O legal é que depois é só juntar as esponjinhas e usar de novo. E nada de restos de bexiga para limpar depois.

Brincadeiras ao ar livre Bexiga

5. Acampar é bom!

Vocês já tiveram a oportunidade de acampar? Se ainda não, pense nisso. Alguns locais disponibilizam campos apropriados para camping em família, mas se vocês dispõem de um espaço grande (chácara, praia, quintal espaçoso, etc), por que não fazer algo entre vocês mesmo? Dormir uma noite ao ar livre é uma excelente maneira de esquecer celulares e televisão, e ficar juntinhos conversando e rindo muito.

Brincadeiras ao ar livre Acampamento
6. Bola e Pipa

 

 

Brincadeiras ao ar livre - FutebolPara quem gosta de brincadeiras ao ar livre simples, e que gastam bastante energia, a ideia é fazer jogos e competições com bola ou soltar uma pipa (acredite, soltar pipa cansa! Isso quando ela sobe! rsrs). Além de ser super divertido, vocês podem emendar com um piquenique depois. Uma excelente ideia para o fim de tarde.

A pipa da foto, compramos pelo DealExtreme, já temos ela a uns 6 anos! Chamamos ela de Pipa Polvo, e já rendeu muitas histórias e risadas! Ela faz a alegria da criançada (e adultos) no verão da prainha! Quem quiser conhecer ela melhor é só clicar AQUI.

Brincadeiras ao ar livre - Pipa


7. Exploração

Brincadeiras ao ar livre - ExploraçãoSe seu filho curte explorar e observar, que tal acompanhá-lo? Vocês podem decidir de antemão o que fazer. Para quem gosta de esportes, podem andar de bicicleta e fazer uma boa trilha em meio ao verde! Colher conchas, quando na praia. Colher pedras ou folhas de vários formatos e de tamanhos diversos quando no parque. A ideia é observar a textura e o formato, e “catalogar” tudo depois, em casa.

Para quem gosta, a pesca é uma ótima Brincadeiras ao ar livre - Pescandoatividade ao ar livre, que ensina seu pequeno a trabalhar a ‘paciência’, além de explorar o lago, o açude, a lagoa, os pequenos irão aprender sobre a biodiversidade e vão entrar de cabeça em contato com a mãe natureza, além de perder o ‘nojinho’ rsrs!

 


E você? Gostou das dicas? Este post te ajudou? Conhece outras brincadeiras ao ar livre? Conta pra gente nos comentários! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here