Incentivar seus Filhos ao Desenho é uma arte!

Ver uma criança desenhando livremente é uma das coisas mais legais de se fazer. A maneira como eles constroem mundos (que às vezes só eles sabem do que se trata!) é uma das principais formas de ativar sua curiosidade, percepção de mundo e criatividade.

Se você ainda tem dúvidas porque deveria incentivar seu filho a desenhar cada vez mais, confira a seguir três ótimas razões. Quem sabe você também não vai sentir vontade de sentar ao lado dele para criar arte?

bemos que algumas crianças tem mais talento que outras nessa área, mas todos são capazes de aprender e se desenvolver. Além disso, não existe certo ou errado em desenhos e sim maneiras diferentes de se expressar.

Incentivar seus Filhos ao Desenho:
1. Estímulo ao Desenvolvimento da criança

Incentivar seus Filhos ao Desenho
Pintura é ótimo!


Segundo artigo publicado pela Parents, nos Estados Unidos, o estímulo ao desenho não aumentará apenas as chance de seu filho se descobrir o próximo Picasso, mas também o ajuda a desenvolver mentalmente, socialmente e emocionalmente.

A criação de arte pode aumentar a capacidade das crianças pequenas de analisar e resolver problemas de várias maneiras, de acordo com a autora americana Mary Ann F. Kohl

À medida que as crianças manipulam um pincel ou lápis de cor, suas habilidades motoras finas melhoram. Ao contar peças e cores, eles aprendem os conceitos básicos de matemática. Quando as crianças experimentam com materiais, eles se dedicam à ciência. E como as crianças gostam de desenhar, elas se sentem bem com elas mesmas, fazendo uma atividade que aumenta sua autoconfiança.

Além do mais, esta é uma ótima atividade para se fazer em ambientes fechados, principalmente se o tempo está nublado ou chuvoso. Se quiser mais dicas sobre brincadeiras em ambientes fechados clique AQUI e confira 7 Dicas de Brincadeiras em Dia de Chuva!

 

Incentivar seus Filhos ao Desenho:
2. Ajuda a aprender a escrever

Incentivar seus Filhos ao DesenhoSabia que desenho e escrita se apoiam? Quando perguntaram ao poeta E.E. Cummings (que era artista e escritor) se as duas atividades interferiam entre si, ele respondeu: “Pelo contrário, elas se amam!”. E isso é verdade mesmo.

Segundo pesquisa recente, as crianças que desenham antes de escrever acabam produzindo melhor escrita e maior gama de vocábulos. Quer tentar? Peça para seu filho contar a história por trás de seu desenho. Peça para que descreva em detalhes. É muito provável que ele conte uma super história, antes mesmo de conhecer as palavras.

E quando a criança já está aprendendo a escrever é provável que ela queira “treinar” e escrever o nome dos objetos ou seres que desenhou.

Incentivar seus Filhos ao Desenho:
3. É uma atividade divertida

Além dos motivos acima, vale lembrar que desenhar é algo prazeroso. Mas quando alcançamos entre 8 e 9 anos, começamos a ver que os desenhos não estão “de acordo” com padrões e deixamos de fazê-los. Isso é um erro. Assim como a escrita é aperfeiçoada, a arte também deveria ser, por todos.             
Incentivar seus Filhos ao DesenhoSabemos que algumas crianças tem mais talento que outras nessa área, mas todos são capazes de aprender e se desenvolver. Além disso, não existe certo ou errado em desenhos e sim maneiras diferentes de se expressar.

A atividade pode unir a família num dia qualquer, a tarde, e fazer todos passarem algumas horas juntos, apenas aproveitando aquele momento, sem se preocupar com formalidades.

♦ Dicas rápidas para estimular seu filho a desenhar:

Incentivar seus Filhos ao Desenho

 Fale sobre arte com ele, leve-o a museus e exposições. Pergunte o que ele vê, permita que ele descubra cores e fale a vontade sobre o que está conhecendo.

  • Separe um espaço na casa – pode ser um cantinho ou mesa no quartinho dele – para a bagunça. Deixe que ele reúna materiais como lápis e pinceis, folhas de papel de diversas texturas e colagens.
  • Evite dar direções: não diga o que ele deve ou não fazer. Ao invés disso, comente coisas como “Que tal misturarmos cores?” ou “Vamos criar algum lugar que estamos imaginando?”. Evite direções como “Faça uma casa” ou “Desenhe um carro”.

Você tem mais dicas de como estimular e incentivar o desenho? Conta pra gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here