Se você não pode, por algum motivo, complementar o que o seu filho precisa, é necessário buscar um professor que possa ajudar. O desafio no caso dos alunos com TDAH, é que eles podem se cansar mais rapidamente, ou melhor, podem exigir dos professores uma abordagem mais diversificada. E isto sim, pode ser complicado de encontrar.

Encontrar um professor particular não é uma tarefa das mais fáceis, e isto não precisa ser apenas para crianças com TDAH, uma aula particular que realmente ajude o aluno a aprender precisa ser desafiadora e instigante, independentemente do tipo de aluno.

Quando procuramos uma professora (ou professor) para ajudar no desenvolvimento do nosso filho, o que queremos é alguém que vá um pouco além do que a escola normal já faz, e que explique melhor do que aquilo que sabemos – ou podemos. Nem todo mundo domina física, química ou matemática, outros tem dificuldades com matérias relacionadas a linguagem e humanidades, e tudo bem se você não souber explicar. Para isto, existem os professores, não é?

Porque é mais difícil?

Há uma “ideia preconcebida” em volta do termo TDAH, onde tudo o que a maioria dos professores ouve é “aluno difícil e rebelde detectado”, isto acaba aumentando um pouco a dificuldade em encontrar um profissional adequado.

Há também a necessidade de conhecer de fato a matéria, e não apenas “saber por cima”, porque além de curiosos, TDAH’s podem ser opositores, e questionar mais do que o normal, ou seja, você precisa mesmo saber do que fala, e ter um conhecimento arraigado o bastante para conseguir explicar sem se contradizer.

E, professores particulares tendem a trabalhar com o esquema “um para um”, o que pode tornar o valor um pouco mais caro do que o esperado – ou aceitável – para a quantidade de suporte que seu filho pode precisar. 

Onde encontro um professor para meu filho?

Para ensinar, é preciso antes de qualquer outra coisa, gostar muito do que se faz.

  • Comece pelas escolas

Em algumas escolas – particulares e públicas – há um professor assistente que auxilia nas aulas. Veja se na escola onde seu filho estuda tem algum assim. Eles geralmente já conhecem o aluno e estão mais próximos, o que facilita o aprendizado, porque já há uma relação de confiança ali.

  • Decida se quer um profissional formado ou em formação

Um professor particular não precisa necessariamente ser alguém que já concluiu o ensino superior. Pode ser um estagiário, alguém que ainda está aprendendo, mas que possui um conhecimento mais profundo do que o seu – como mãe e pai – nesta matéria.

  • É para um aluno do fundamental?

Para quem está nas primeiras séries, um estudante de pedagogia pode ajudar muito. É no começo deste curso que se tem todas as informações sobre técnicas de ensino, e como a matéria ainda está “fresca” na mente, aplica-la ao seu filho será mais fácil.

  • É para uma série mais avançada?

Para series mais avançadas, é possível encontrar bons candidatos entre os estudantes de letras, geografia, história e até informática – por causa da matemática – porque eles conhecem mais a fundo as matérias que podem ser difíceis para seu filho.

  • Confira em cursinhos pré-vestibulares

Professores de cursinhos pré-vestibulares costumam ser experts em alunos com variados graus de compreensão, o que facilita muito o trabalho, e eles sempre dominam a matéria que ensinam – isto, claro, se for um cursinho competente.

Lá, também é um bom lugar para encontrar jovens que querem ganhar uma remuneração – que pode caber no seu bolso – e rever a matéria por outro ângulo. Parece bobagem, mas ao explicar a matéria para outra pessoa, a gente acaba aprendendo novamente, no caso destes alunos dos cursinhos, eles vão rever o básico enquanto ensinam.

  • Plataformas com profissionais (Clique sobre o nome para entrar na plataforma.)

Portal Profes.com
A interface do site é bem simples, você descreve o que busca e ele traz possíveis perfis de candidatos.

É possível ver o currículo do professor, e fazer perguntas, para decidir se será online, presencial, e o valor cobrado.

Professores de Plantão

Aqui todas as aulas são online, e você paga por um tempo de aula, em média é R$2,0 (dois reais) o minuto, mas isto muda conforme a quantidade de tempo. Quanto mais tempo, menor o valor. É bom quando há uma matéria ou dúvida pontual, sabe? Quando é preciso resolver alguma coisa especifica que você precisa naquele momento.

Descomplica

Por último, o Descomplica traz também a possibilidade de tutorias pagas, é voltado ao ensino para o Enem e vestibulares, ou seja, não é para as primeiras séries. Os valores variam, sendo em média R$1,00 por dia em épocas de promoção.

  • Plataformas para profissionais freelancers

Sites como 99freelas e Workana, podem também ter entre seus freelancers, profissionais aptos a darem aula para seu filho. Neste tipo de plataforma, como o assunto principal não é a educação, você precisa abrir um projeto e esperar os interessados. É um pouco diferente, mas funciona bem “lá fora”.

É possível encontrar profissionais apaixonados por escrita que ficam felizes em dar aulas de português, por exemplo. Ou professores de geografia que podem dar aulas online.

Quando um professor particular não é a única solução…

Acontece também, com uma certa frequência, do aluno com TDAH ser um excelente autodidata, mas ficar “boiando” na aula por causa da forma como os professores explicam a matéria. Uma frase que lembro de ouvir é “não gosto de copiar o que está na lousa”. Mas ainda assim, esta mesma pessoa, era capaz de explicar em detalhes o que entendia, quando conseguia prestar atenção.

Se for este o caso do seu filho, se ele for do tipo que aprende sozinho quando deixado com as ferramentas certas, aprofunde a busca por ferramentas de auxilio online.

Quer um exemplo de plataformas de ensino que fazem a diferença na vida de muitos estudantes pelo mundo todo?

Estudo online gratuito

Khan Academy 

Esta plataforma ensina de tudo, tudo mesmo, de forma gratuita e com uma linguagem simples, que atende aos mais refinados “cérebros complicados”.

  • Matemática por assunto
  • Matemática por ano
  • Ciências e engenharia
  • Economia e finanças
  • Computação
  • Artes e humanidades
  • E muito mais.

Duolingo

Se a dificuldade está em língua estrangeira, este site pode ajudar. Não tem regras básicas de gramatica, mas a cada lição as regras são colocadas ali e o aluno aprende de uma forma divertida.

Para os falantes de português, há aulas de:

  • Inglês,
  • Alemão,
  • Francês

O Duolingo tem um site, e um aplicativo, as lições são mais bem explicadas no site.

Portal pedagógico

Aqui o que você encontra são materiais didáticos que podem ajudar de forma divertida a solucionar alguns dos problemas do dia a dia escolar.

É mais para os pais do que para os alunos, pelo menos, a princípio. Aqui, é possível se “munir” de ferramentas que ajudem no ensino do seu filho.

Banco Internacional de Objetos Educacionais

Este é um site feito pelo governo brasileiro, com o objetivo de ajudar no reforço escolar. Este site traz material didático em várias formas, e de várias fontes, com a função de auxiliar o professor-pai na tarefa.

A boa e velha referência

Ainda com dúvidas? Então o melhor mesmo é encontrar outras mães que passam pelo mesmo caso, e pedir conselhos quanto aos professores que elas conseguiram.

Se você for buscar um tutor particular em uma escola de reforço, sempre tenha em mente que é preciso poucos alunos por sala, porque desta forma, seu filho vai ter mais atenção, e vai conseguir um desempenho melhor.

Um bom professor é aquele que gosta da matéria que ensina, e que gosta de explicar. Nem sempre é o profissional já formado, com um currículo vasto, e sim, o mais interessado e apaixonado pelo que faz.

Para ser bom com um aluno TDAH, é indispensável ter muita criatividade, e paciência. Aqui, a maior questão é saber que o aluno vai aprender, quando acharmos o modo certo de explicar, o que só é possível com muita persistência.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão? Deixe nos comentários que terei o maior de prazer de te ajudar! Siga-me nas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here